A importância do técnico de segurança na empresa

Boa parte das empresas ainda não conta com a presença e atuação de um profissional de grande importância para o bom desenvolvimento das empresas e seus funcionários, que é o técnico que segurança do trabalho. Na verdade em muitas empresas ele existe, mas somente de fachada, ou então fazendo outros tipos de serviços. Nas grandes empresas existe o engenheiro de segurança, responsável pela elaboração de projetos que visam a segurança do trabalhador.

Muito se pensa que estes profissionais só atuam quando acontece algum acidente ou para responderem quando os acidentes inevitavelmente acontecem, porém sua área de atuação é bem mais complexa e minuciosa, para evitar maiores problemas à empresa e principalmente ao trabalhador.

Com a constante busca por lucros acirrada pela concorrência, quando um funcionário se machuca pode significar prejuízo a produtividade e gastos com tratamento, e problemas maiores com substituição de funcionário e possíveis indenizações.

Sabemos hoje que a prevenção é a principal meta da área da segurança do trabalho dentro da empresa, pois a prevenção sem duvida é mais barata que o tratamento, diga-se reabilitação, apesar de ainda haver certa resistência por parte de empresários e até na mentalidade das pessoas, mas vemos que os caminhos estão mudando e abrindo especo para o trabalho dos profissionais que trabalham com a segurança do trabalho nas empresas.

Por: Júlio César Bertoso de Lima, acadêmico do 4° semestre de Fisioterapia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS

fisioterapia, segurança trabalho

domingo 18 outubro 2009 16:52



2 comentário(s)

  • Ramon mailto Qua 14 Nov 2012 13:11
    Otimas citação... Objtiva
  • Jully Souza Qui 16 Fev 2012 14:27
    Eu faço o curso de Segurança do trabalho pela FAETEC, seu texto rápido, mas muito objetivo dá uma clara visão das funções desta profissão, que tem ganhado espaço no nosso país.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.77.26) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para opiniaocerteira

Precisa estar conectado para adicionar opiniaocerteira para os seus amigos

 
Criar um blog